quarta-feira, 9 de março de 2011

Depoimento "Salvando o Planeta Terra"

Estive recentemente viajando pela região rural. Passei por Cipotânea, Rio Espera, Senhora de Oliveira, Lamin, e alguns distritos. A situação ambiental desses lugares é grave demais. Por exemplo, nas cachoeiras da região de Rio Espera não se pode mais nadar. Os casos de esquistossomose lá são inúmeros, e isto já reduziu o número de turistas nas pousadas e hotéis fazenda.
As minas d´água não são conservadas. Os agricultores e produtores de leite estão à mercê dos prefeitos que não fazem nada para melhorar a vida deles. Um caso absurdo vi num distrito de Rio Espera, onde a Associação dos Produtores de Leite ganhou um tanque frigorífico adequado para armazenar o leite, o que faria com que os produtores dali pudessem revender seu leite por um preço melhor para uma grande empresa de laticínios. Porém, a prefeitura de Rio Espera mandou tomar o refrigerador alegando que o sindicato de lá era subordinado ao do município. Hoje os produtores vendem o seu leite muito por um valor muito abaixo.
Nenhum desses municípios têm hoje um trabalho voltado à preservação ambiental ou a melhoria da condição de vida de produtores rurais. É absurdo, mas muitos municípios rurais compram hortaliças de Barbacena, porque ninguém produz por lá o suficiente para abastecer a região.
É preciso fortalecer, revitalizar mesmo, a Emater dessas pequenas cidade, e é necessário que cada prefeitura se comprometa com o desenvolvimento sustentável da sua cidade.
Existem ongs na região que tentam fazer um trabalho bacana, mas que não têm estrutura pra desenvolver um trabalho mais sistemático e aprofundado e não recebem apoio de ninguém.
Nas visitas e viagens que faço me pergunto por que eu quero ser deputado federal. Geralmente respondo com outra pergunta: o que os deputado federais e estaduais que você já ajudou a eleger fizeram de fato pelo meio ambiente, pelo crescimento sustentável, da sua região? Porque o Estado brasileiro tem obrigação de defender e zelar pela saúde do povo.
Desenvolvimento e meio ambiente andam juntos. Zelar pelo meio ambiente é zelar pela saúde do povo, pela melhoria da infraestrutura das cidades, pela segurança, pelo combate à drogas, e principalmente pela educação do povo. Eu sinceramente não tenho visto nos últimos anos nenhuma mudança concreta, e olha que sempre trabalhei com políticos e sempre acompanhei de perto as demandas da região.
Biodiversidade é o termo utilizado para designar a variedade de seres vivos, animais e vegetais, existentes no planeta, referindo-se também à diversidade de ecossistemas e à diversidade genética.
A preservação da diversidade biológica do planeta é fundamental para a sobrevivência da própria espécie humana, já que condiciona não só a disponibilidade de matérias-primas e alimentos, como também a proteção do solo e o controle do clima.
Os cientistas ainda não conhecem todas as espécies de animais e vegetais do planeta. Já foram descritas 1,4 milhão delas, mas estima-se que o total pode chegar a um número entre 5 e 30 milhões. Os invertebrados, especialmente insetos, são as espécies mais numerosas. Os bichos maiores, como os vertebrados, são os mais conhecidos.
Mais da metade das espécies vivas do planeta se encontram nas florestas tropicais. Estas cobrem cerca de 2% da superfície terrestre e formam um anel em torno da linha do equador, entre os dois trópicos, cobrindo áreas sobretudo do Brasil, México, Indonésia, Zaire e Madagascar.
A cada dia, cerca de 300km² de florestas tropicais são eliminadas da face da Terra pelos desmatamento, queimadas, extração de carvão vegetal, abate indiscriminado de árvores para obtenção de matérias-primas, pela agricultura intensiva, poluição, urbanização desordenada. Por causa desses fatores muitas espécies de vegetais e animais desapareceram e estão desaparecendo (cerca de mil por ano), antes mesmo de serem descobertas pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário